quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Demian e Charles: Brasil no octógono

Na noite de sábado, em que boa parte dos amantes do MMA estarão de olho em Chael Sonnen, Michael Bisping, Rashad Evans e Phil Davis, dois brasileiros também estarão participando da segunda edição do UFC on Fox e, por razões diferentes, terão lutas de grande importância. Demian Maia e Charles "do Bronx" Oliveira serão os representantes brasileiros no show.

Faixa-preta e campeão mundial de jiu-jitsu, o jornalista e lutador paulista Demian Maia fará nada menos que sua 13ª apresentação no UFC desde que estreou, em outubro de 2007, quando finalizou com um mata-leão a Ryan Jensen, no UFC 77. Ao todo, são 12 lutas, com nove vitórias e três derrotas. Apesar do bom histórico na organizaçãoPara Maia, o combate contra Chris Weidman pode ser considerado decisivo, pois ajudará a decidir o que se esperar do brasileiro: se ele poderá voltar a disputar o cinturão - como fez em 2010, quando perdeu por decisão unânime para Anderson Silva; ou se ele se tornará apenas um bom lutador, que ficará ali, no meio da categoria, muitas vezes servindo de escada para revelações.

Chris Weidman está invicto em sete lutas no MMA. Virou o adversário de Demian após a contusão de Mark Muñoz, que enfrentaria Chael Sonnen. Michael Bisping, que lutaria contra o brasileiro, foi "promovido" para o combate contra o americano e o UFC colocou Weidman no caminho de Demian. Embora tenha vencido suas três lutas no UFC, Weidman estará diante do maior desafio de sua carreira. Se vencer, poderá pular algumas boas posições no "ranking" da categoria. Se perder, permitirá que Demian se coloque, talvez, a uma ou duas lutas de um novo title shot.

No card preliminar, Charles Oliveira terá um confronto muit importante contra o americano Eric Wisely, atleta que estará estreando no UFC. O brasileiro de apenas 22 anos fará seu debut entre os penas, após cinco lutas na categoria dos leves da organização - com 2 vitórias, 2 derrotas e 1 no contest.

Com duas vitórias empolgantes em duas lutas, rapidamente Oliveira se tornou uma espécie de garoto-prodígio e muito foi depositado nele - talvez cedo demais. Tal fato ficou provado em seu terceiro combate, quando esteve diante do duro Jim Miller, que o finalizou no primeiro round - fazendo o brasileiro conhecer sua primeira derrota em 15 lutas na carreira. Uma derrota contra Donald Cerrone em seu último combate foi, definitivamente, a prova de que Charles ou era muito verde - embora extremamente talentoso - ou muito leve para a categoria. Talvez, as duas coisas juntas.

Do Bronx resolveu baixar para a categoria dos penas, onde pode se sobressair pelo tamanho - seus 1m78 parecerão enormes diante de seus adversários -, mas é necessário saber como ele se portará ao ter que perder mais cinco quilos além do que estava habituado. Os penas são dominados por José Aldo e carecem de grandes nomes para, num futuro próximo, desafiar o campeão. O estilo de Charles do Bronx é empolgante. Resta saber se ele conseguirá se recuperar psicologicamente de suas derrotas e se adaptar bem ao novo desafio. A torcida para isso é grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário